Saúde

Como Acabar com a Dor de Cabeça Rápido

As dores de cabeça são uma forma muito comum de dor e podem ser um incômodo quando alguém tem uma. Em vez de procurar analgésicos de venda livre, há muitos métodos naturais que as pessoas podem tentar ajudar a se livrar de uma dor de cabeça.

Como Acabar com a Dor de Cabeça Rápido
Como Acabar com a Dor de Cabeça Rápido

Neste artigo, analisamos uma gama de remédios caseiros e naturais para dores de cabeça. As pessoas podem tentar muitos desses remédios imediatamente, e alguns deles podem ajudar a prevenir dores de cabeça no futuro.

1. Água

Beber água suficiente pode ajudar a prevenir dores de cabeça ou reduzir sua gravidade.

A desidratação pode ser uma causa subjacente de muitas dores de cabeça simples. Também pode alterar a forma como uma pessoa se sente, age ou pensa.

Como observa um estudo da revista AntioxidantsTrusted Source, mesmo uma leve desidratação pode alterar a maneira como as pessoas pensam e funcionam, fazendo-as sentir-se pior, com ou sem dor de cabeça.

A água pode ajudar a fazer alguém nesta situação sentir-se melhor, embora alguns estudos sejam mais cautelosos.

Uma leitura crítica de um estudo publicado no Journal of Evaluation in Clinical PracticeTrusted Source observou que a água potável não reduziu o tempo que as pessoas tiveram suas dores de cabeça, mas as fez sentir-se subjetivamente melhor.

Ficar hidratado pode ser tão simples quanto carregar uma garrafa de água e bebê-la ao longo do dia. Comer alimentos ricos em líquido, tais como frutas, smoothies ou sopas, também pode melhorar a hidratação.

2. Compressão fria

Uma compressa fria pode ser uma solução simples para a dor de cabeça que muitas pessoas têm à mão. Aplicar um pacote de gelo ou outro item frio na cabeça ou no pescoço pode ajudar a estreitar os vasos sanguíneos e reduzir a inflamação na área. Fazer isso pode aliviar temporariamente a dor de cabeça.

Um estudo no Hawai’i Journal of Medicine & Public HealthTrusted Source descobriu que a aplicação de bolsas de gelo no pescoço por 30 minutos reduziu significativamente a dor em pessoas com enxaquecas.

3. Compressão quente

Em outros casos, tais como com uma dor de cabeça de tensão onde os músculos estão muito apertados, uma compressa quente pode ajudar a relaxar esses músculos e trazer alívio.

Uma compressa quente pode ser tão simples quanto uma toalha aquecida. As pessoas podem ser capazes de obter o mesmo efeito de um banho ou ducha tépida.

4. Remova qualquer pressão sobre a cabeça.

Em alguns casos, há um motivo físico para uma dor de cabeça. Verifique se há algo que esteja colocando muita pressão sobre a cabeça. Pode ser um rabo de cavalo ou um pãozinho muito apertado ou um chapéu ou faixa de cabeça que esteja muito tempo presa.

5. Apagar as luzes

Algumas pessoas que têm dores de cabeça se tornam sensíveis à luz. Luzes brilhantes de escritório ou mesmo a luz brilhante de um smartphone podem piorar os sintomas.

Pode ajudar a descansar em uma sala escura ou pouco iluminada enquanto se recupera de uma dor de cabeça.

6. Experimente um chá de ervas

O chá de ervas pode ser uma forma útil de adicionar água à dieta e ao mesmo tempo desfrutar dos benefícios de outros compostos naturais.

Por exemplo, o chá de gengibre pode ajudar com uma enxaqueca. Um estudo de 2013 da Trusted Source descobriu que o gengibre em pó tinha efeitos similares a um medicamento comum para reduzir enxaquecas. Um simples chá de água morna e gengibre em pó pode ajudar com os sintomas.

Outros chás potencialmente calmantes incluem ervas como a hortelã-pimenta, camomila e lavanda.

7. Exercício

O exercício pode ajudar a manter o corpo saudável e promover uma melhor circulação, o que pode reduzir as chances de uma dor de cabeça aparecer.

Uma análise da pesquisa de 2018 publicada na revista Children observou que muito pouco exercício pode realmente influenciar as dores de cabeça entre os adolescentes. Exercícios regulares e moderados podem ajudar, tais como caminhar rapidamente ou andar de bicicleta por 30 minutos por dia.

8. Verificar a intolerância alimentar

Às vezes, as intolerâncias alimentares podem ser a causa subjacente de sintomas como uma dor de cabeça.

Se uma dor de cabeça parece aparecer após as refeições, pode ser útil para as pessoas manter um diário alimentar com tudo o que comem todos os dias. Isto pode permitir-lhes identificar e evitar qualquer alimento que possa desencadear uma dor de cabeça.

9. Dormir

Questões diferentes podem levar a dores de cabeça, e os problemas de sono estão entre os mais comuns.

Dormir muito ou pouco ou não dormir bem pode influenciar uma dor de cabeça em algumas pessoas, já que elas não descansaram completamente o corpo.

Como nota um artigo da revista SleepTrusted Source, os adultos devem tentar dormir entre 7 e 9 horas por noite.