Auto

Como Carregar Bateria de Moto

A bateria de uma motocicleta é essencial para muitas funções chave, por isso precisa de manter a sua carga e em bom estado!

Enquanto uma bateria recarregará automaticamente quando estiver a conduzir, descarregará também quando for deixada inactiva por longos períodos – por isso é importante carregá-la a intervalos regulares. Aqui está tudo o que precisa de saber sobre quando e como carregar a bateria de uma motocicleta.

Com que frequência deve carregar a bateria de uma motocicleta?

Desde as luzes até à ignição eléctrica, as motocicletas contêm muitas peças que dependem de uma bateria a funcionar. Como muitos motociclistas descobriram, se deixar a bateria descarregar totalmente, ficará com uma motocicleta que não pega!

Evitar esta situação é fácil, e quando estiver a conduzir regularmente, a sua motocicleta tratará de recarregar a bateria automaticamente para si, com o alternador a criar correntes alternadas que alimentam o sistema eléctrico e recarregam a bateria.

No entanto, quando deixada inactiva por longos períodos – uma ocorrência comum durante os meses de Inverno – a bateria de uma motocicleta descarrega-se. Se for deixada suficientemente tempo, uma bateria pode descarregar totalmente, algo que nem sempre pode ser reparado.

Como Carregar Bateria de Moto
Como Carregar Bateria de Moto

É por isso que é importante carregar regularmente uma bateria sempre que não estiver a conduzir a sua motocicleta durante longos períodos. No mínimo, deverá carregá-la pelo menos uma vez por mês.

No entanto, para baterias mais antigas onde o desempenho se terá deteriorado naturalmente com o tempo, o carregamento pode ser necessário com maior frequência.

De que tipo de carregador de baterias precisa?

Antes de carregar uma bateria, é importante certificar-se de que possui o tipo correcto de carregador. Aqui estão alguns factores importantes a considerar:

  • Voltagem – As motos utilizarão uma bateria de 12 ou 6 volts, e a voltagem de um carregador tem de corresponder à da sua bateria. Por exemplo, um carregador de 12V só deve ser utilizado com uma bateria de 12V. Pode descobrir a voltagem da sua bateria a partir do topo da bateria ou no seu manual do utilizador.
  • Amps – Quanto mais altos forem os amperes, mais rápida será a recarga da bateria. Por exemplo, um carregador de duas amperes por hora fornece dois amperes por hora de carga – por isso demoraria quatro horas e meia a carregar uma bateria de 9 amperes. A utilização de um carregador de alta intensidade irá carregar uma bateria mais rapidamente, mas pode danificar uma bateria ao longo do tempo, levando a uma vida mais curta.
  • Tipo de bateria – Do lítio ao ácido de chumbo, existem vários tipos de baterias, e será necessário um carregador compatível com a bateria da sua motocicleta.

Há também alguns tipos diferentes de carregadores à sua escolha:

  • Carregadores inteligentes – são a forma mais fácil de carregar uma bateria de motocicleta. Estes tipos de carregadores detectarão em que estado se encontra a sua bateria e depois modificarão a carga de acordo com as suas necessidades. Manterão então a carga a um nível óptimo para evitar a sobrecarga, o que significa que pode deixar uma bateria ligada a um carregador inteligente durante um longo período.
  • Carregadores trickle – Estes são como carregadores regulares que utilizaria para outros aparelhos e carregarão uma bateria continuamente por uma certa quantidade até ser desligada da corrente. Para evitar a sobrecarga, é necessário monitorizar o processo de carregamento e desligar o carregador no momento certo, uma vez que a bateria esteja completamente carregada.

Carregar uma bateria de motocicleta

Agora que determinou que tipo de carregador precisa, está na altura de carregar a bateria da sua motocicleta. Aqui está um guia passo-a-passo:

Localize a bateria

Um lugar simples para começar, mas precisa de saber onde se encontra a sua bateria. Na maioria das motos, a bateria está alojada debaixo da sela, mas há muitos modelos onde isto é diferente. Se não tiver a certeza, consulte o manual do seu proprietário.

Onde carregar a bateria

Isto dependerá do comprimento do seu carregador e do local onde a sua motocicleta está estacionada, mas pode remover a bateria e carregá-la ou ligar o carregador com a bateria ainda na motocicleta. Recomendamos que remova a bateria antes de carregar. Ao fazê-lo, certifique-se de remover primeiro o cabo negativo (geralmente preto), antes de remover o cabo positivo (geralmente vermelho).

Ponta superior: Tanto o cabo vermelho como o preto podem ser utilizados em terminais negativos e positivos, mas são coloridos para facilitar a diferenciação entre os dois terminais. Os cabos pretos devem ser utilizados em terminais negativos com cabos vermelhos ligados a terminais positivos. Contudo, também se pode verificar a existência de um símbolo – ou ao lado de qualquer terminal, no caso de ter sido utilizado o fio de cor errada.

Carregamento da bateria

  • Comece por ligar o carregador à bateria. A maioria das baterias tem cabos integrados, ou estes serão fornecidos na caixa. É necessário ligar a porta negativa do carregador ao terminal negativo da bateria usando o fio preto, e a porta positiva do carregador ao terminal positivo da bateria usando o fio vermelho. Estes terminais serão claramente etiquetados com um símbolo ou -.
  • Depois, ligar o carregador e ligá-lo – deve ter uma luz indicando que está ligado e que a bateria está a carregar.
  • Se estiver a usar um carregador inteligente, pode deixar este ligado e manterá automaticamente a sua bateria carregada a um nível óptimo.
  • No entanto, ao usar um carregador de gota, terá de monitorizar o processo de carregamento e certificar-se de que desliga o carregador assim que a bateria estiver carregada. A maioria dos carregadores terá uma luz que se acende quando a bateria estiver completamente carregada. Se deixar o carregador ligado após este ponto, a bateria ficará sobrecarregada.
  • Antes de desligar o carregador, certifique-se de que o mesmo está desligado. Depois é necessário desligar primeiro o cabo negativo, seguido do cabo positivo.