Como Lidar Com a Ansiedade

Posted on

Como Lidar Com a Ansiedade – Parece que toda vez que você se vira, há outro desastre, como o recente terremoto e tsunami que devastou o Japão e que também afetaram o Havaí e a Califórnia? Milhares de vidas foram afetadas. E houve turbulência política no Egito e na Líbia recentemente, causando condições extremamente violentas e muita incerteza em todo o mundo. Então, o que você pode fazer para lidar com essa ansiedade intensa? Quais etapas alternativas você poderia seguir?

Como Lidar Com a Ansiedade
Como Lidar Com a Ansiedade

Por mais ridículo que isso possa parecer, uma maneira eficaz de prevenir a ansiedade é evitar chegar a uma conclusão. O que isso significa? Tente olhar para uma situação e reconheça: “Sim, isso aconteceu” e, inicialmente, mantenha-a tão impessoal quanto possível. Isso pode ser difícil quando a mídia muitas vezes deixa as coisas fora de proporção e apresenta as notícias de uma maneira que contribui para essas emoções avassaladoras que você experimenta. Mas se você olhar para a situação e perguntar a si mesmo, “como é que isso pode ser melhor do que isso” ou “o que mais é possível”, isso por si só pode mantê-lo fora do tumulto. Também pode permitir que outras soluções sejam implementadas.

Que outras soluções, você pode perguntar. Você pode pensar em algo que realmente poderia melhorar a situação. Talvez você tenha recursos que possam ajudar ou conhecer pessoas que poderiam ser uma contribuição. Ou, talvez, mantendo-se calmo e não acrescentando sua ansiedade à energia negativa que já foi criada pelos outros, a intensidade da situação pode se dissipar mais cedo. À medida que mais e mais pessoas mantêm esse estado calmo e pacífico, soluções mais positivas podem ser descobertas.

Pense nas vezes em que você ficou chateado e tentou “descobrir” o que fazer. Não muitas idéias surgiram, certo? Mas e quanto aos momentos em que você estava no chuveiro ou apenas pronto para adormecer e uma solução para um problema apenas “bateu” em sua cabeça. Isso resultou devido ao fato de você estar naquele estado calmo e pacífico. Você não tem o tumulto emocional que bloqueia sua criatividade.

Faça uma tentativa na próxima vez que um apresentador lhe disser “oh, que coisa terrível é essa. Respire fundo, olhe diretamente nos olhos e diga para si mesmo: “como é que vai melhorar? isso e o que mais é possível? Você pode repetir essas perguntas várias vezes, conforme necessário. Para mais informações sobre como lidar com a ansiedade, visite aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *