Saúde

Como Lidar com a Solidão

A solidão não é uma condição abstrata que afeta apenas certos tipos de pessoas. A verdade é que os sentimentos de solidão podem afetar qualquer pessoa – jovem, velha e intermediária – e em qualquer momento da vida.

Como Lidar com a Solidão
Como Lidar com a Solidão

Não é raro que os idosos, pessoas que passam por uma separação, divórcio ou morte de um ente querido, e jovens, lutem contra a solidão. Uma recente pesquisa de solidão realizada pela Cigna indica que os adultos da Geração Z (18-22 anos), de fato, estão se sentindo mais solitários do que quase qualquer outra população.1

A solidão pode ser devida a tantos fatores diferentes e, a longo prazo, pode afetar tanto sua saúde emocional quanto física. Se você quer saber o que fazer quando se sente só, considere estas 5 dicas:

1. Reconheça seus sentimentos de solidão

Um primeiro passo para superar a solidão é perceber como você se sente e o impacto que ela está tendo em sua vida. Tente falar com um conselheiro ou terapeuta. Eles podem ajudá-lo a trabalhar através dos fatores que podem estar contribuindo para isso, sugerir passos adicionais para combater a solidão, terapias alternativas e ajudá-lo a construir habilidades de sobrevivência que funcionem para você.

  • Veja se seu local de trabalho tem um Programa de Assistência ao Empregado (EAP). Muitos empregadores oferecem um EAP. Estes serviços vêm sem custo para você como um benefício de seu emprego e fornecem acesso confidencial a conselheiros e terapeutas treinados para lidar com todos os tipos de problemas, incluindo ajudar você a superar a solidão.
  • Fale com seus amigos e familiares. Deixe-os saber que você está lutando contra a solidão. Se você sofreu a perda de um relacionamento, um ente querido, perdeu um emprego, mudou-se para um novo lugar, está enfrentando outros problemas que o isolaram, deixe-os saber como eles podem ajudá-lo a se sentir menos solitário.

2. Saber quando se engajar ou se desligar do mundo on-line ao combater a solidão

O mundo on-line pode ser uma espada de dois gumes, especialmente quando se trata de solidão e isolamento social. Log on ou log off – o que é mais saudável? Tudo depende.

  • O mundo on-line oferece maneiras não ameaçadoras e convenientes de se conectar com outros que podem ajudar se você estiver tentando superar a solidão. Coisas como jogos multiplayer, sites de bate-papo e mensagens, até mesmo sites de encontros on-line podem oferecer maneiras de interagir e se envolver com outras pessoas que são satisfatórias para algumas pessoas. Há também aplicativos online projetados para ajudá-lo a lidar com questões como solidão e isolamento social.
  • E as mídias sociais? É bom para você quando você está lidando com a solidão? Para algumas pessoas, o mundo on-line pode contribuir para sentimentos ainda maiores de solidão e isolamento. As mídias sociais, por exemplo, podem retratar pessoas que parecem estar vivendo vidas excitantes, felizes e felizes com centenas de bons amigos ao seu lado. A realidade é que isto geralmente não é a realidade. As mídias sociais podem fazer com que algumas pessoas se sintam inadequadas, deixadas de lado e se sintam solitárias. Resumindo, se estar online parece mais isolante do que conectado, pode ser um sinal de que você precisa fazer log off.

3. Encontre uma oportunidade de voluntariado como uma forma de se sentir menos solitário

As oportunidades de voluntariado são abundantes. Contribuir com seu tempo e energia, trabalhando ao lado de outros por uma boa causa, pode efetivamente ajudá-lo na luta contra a solidão. As atividades voluntárias são mostradas para aliviar o estresse, reduzir os sentimentos de depressão, podem ajudá-lo a fazer amigos e se conectar com os outros e, em geral, torná-lo uma pessoa mais feliz.2 Uma sensação de felicidade, realização e conexão com os outros é mais uma maneira de deixar de se sentir só.

Tente uma dessas idéias se o voluntariado lhe agradar:

  • Visite idosos em um lar de idosos
  • Voluntário em um hospital infantil
  • Ler para crianças na escola
  • Trabalhar em uma sopa dos pobres
  • Voluntário em um abrigo para animais
  • Seja um voluntário do Meals on Wheels

Sempre que possível, procure em seu bairro ou comunidade local para atividades voluntárias. Desta forma, você pode fazer amigos e forjar laços sociais com outras pessoas próximas a você. É possível que você os encontre na mercearia, em sua igreja ou sinagoga, na cafeteria ou restaurante local – proporcionando oportunidades adicionais de interação social e ajudando-o a se sentir menos solitário.

4. Juntar-se a um grupo ou clube para superar a solidão com conexões presenciais

Dependendo de onde você mora, você pode ter acesso a vários tipos de grupos e atividades do clube, muitas vezes baseados em interesses e hobbies comuns. Você pode encontrar muitos desses tipos de grupos online ou através de recursos da comunidade.

Meetup é uma plataforma on-line através da qual você pode encontrar um grupo ou criar o seu próprio com base em um interesse particular. Os grupos se reúnem pessoalmente, localmente. Existem grupos Meetup para todos os tipos de interesses, incluindo alimentação, viagens, estilo de vida, entretenimento, esportes, recreação, cultura, e muito mais. Os grupos Meetup estão disponíveis em todo o país e podem lhe dar coisas para fazer quando você se sentir só. É uma ótima maneira de fazer amigos e de se reunir regularmente com pessoas que pensam da mesma maneira.

5. Pratique o autocuidado

Além de trabalhar para se conectar com outros, não deixe de lado o poder potencial do exercício, da alimentação saudável, do sono adequado, do sol e até mesmo da meditação para combater a solidão.

  • O exercício tem demonstrado desencadear endorfinas no cérebro. Estes são às vezes chamados de “hormônios felizes” devido ao seu poder de elevar o humor e fazer você simplesmente se sentir melhor.
  • O sol pode fazer muito o mesmo que o exercício. Ele também desencadeia bons hormônios, incluindo endorfinas e serotonina, que têm uma série de benefícios positivos a jusante. Apenas certifique-se de seguir as diretrizes de segurança ao sair ao sol.
  • Uma dieta saudável também pode afetar a saúde de seu cérebro. Uma dieta diária de açúcar, conservantes e alimentos altamente processados pode ter impactos negativos em sua saúde física e emocional. Concentre-se em comer alimentos inteiros por um tempo e veja se isso pode ajudar em sua estratégia para superar a solidão.
  • A qualidade do sono está intimamente ligada à saúde emocional. A perda do sono ou maus hábitos de sono podem agravar os sentimentos de solidão e isolamento, e vice-versa.6 Se você estiver combatendo a solidão, tente praticar melhores hábitos de sono. Limite o açúcar e a cafeína antes de dormir, desligue os aparelhos digitais para algum tempo de relaxamento e certifique-se de que seu quarto esteja calmo e escuro.

A solidão afeta milhões de pessoas. Há muitas coisas que você pode fazer ao tentar superá-la. A chave é perceber como você se sente e encontrar a melhor estratégia para você.