Dicas

Como Limpar Relogio Oxidado

Um belo relógio é indiscutivelmente o único acessório que incorpora perfeitamente a forma e a função. Você pode gastar centenas de milhares de dólares em um relógio (basta perguntar Seal ou Usher). Há relógios que acompanham as suas atividades, abrem as garrafas de cerveja, fazem gravações de vídeo e dizem-lhe para que lado é o norte. Podes comprar relógios de madeira, relógios de poliuretano, e relógios com palavras em vez de números. Um relógio que amas pode durar décadas se cuidares bem dele, o que significa limpeza adequada!

Como Limpar Relogio Oxidado
Como Limpar Relogio Oxidado

Há duas partes de um relógio que tens de manter limpo: o rosto e a banda.

O Rosto do Relógio

Para limpar a face do relógio, encha um prato com água morna e um pouco de detergente suave, como sabão de prato de marcação. Mergulhe um pano de camurça ou uma escova de dentes de cerdas macias na água com sabão e escove suavemente por cima da face do relógio. Não deve pressionar ou esfregar vigorosamente – apenas quer soltar-se e remover a sujidade e o pó diários que podem recolher na face do relógio.

Se a sua face do relógio tiver marcas ou cristais, trabalhe à sua volta com uma cotonete. Humedeça o cotonete e role-o através da face do relógio. Não esfregue a menos que este método não pareça estar a fazer nada. Tenha cuidado – não quer tirar a tinta juntamente com a sujidade!

Se tiver um relógio vintage, leve-o a uma joalharia especializada. Muitos relógios criados no início do século XX contêm rádio, que pode ser mortal. Não retire a face do relógio e tente limpar o mostrador, pois isto pode necessitar de ferramentas especializadas. Além disso, é duvidoso que o interior da sua cara do relógio se suje, uma vez que não está exposto ao ar.

A Banda de Relógios

O método de limpeza da banda de relógio depende do seu material. Couro, aço inoxidável, nylon e borracha são todos os tipos comuns de bandas de relógio. Se possível, retire as bandas do relógio antes de as limpar para que possa limpá-las completamente sem danificar a face do relógio.

As bandas de relógio de couro (incluindo peles de animais como couro de vaca, avestruz e crocodilo) devem ser limpas com um pano húmido. Pode adicionar um pouco de sabão manual ao pano se a sua banda de relógio estiver particularmente suja ou tiver um odor desagradável. Seque suavemente e tampe a banda de relógio de couro com um pano limpo antes de voltar a colocar a face do relógio. As bandas de relógios de couro são mais suscetíveis a danos causados por transpiração e humidade do que as bandas de metal, por isso tire o relógio se for fazer exercício, e limpe as correias diariamente com um pano seco para remover quaisquer detritos recolhidos.

Bandas de relógios de metal, como aço inoxidável, prata, ouro, entre outros, podem realmente enferrujar (apesar do apelido ‘inoxidável’!). O aço inoxidável é inoxidável porque tem uma camada de óxido cobrindo-o. Esta camada pode enferrujar se houver falta de oxigénio, por isso certifique-se de que o relógio está exposto ao ar quando não estiver a usá-lo. Sal e transpiração também podem fazer as suas bandas enferrujarem, por isso limpe-as com uma escova macia e água morna com sabão. A sua banda de relógio deve secar completamente antes de a voltar a usar.

As bandas de relógio nylon são bastante fáceis de limpar – pode jogá-las na sua próxima carga de roupa, desde que a guarde num saco de malha separada. Os elásticos precisam de tanto cuidado como bandas de relógios de metal. A borracha absorve o suor e os óleos, e se não for devidamente limpa, pode rachar e partir-se. Mergulhe uma escova de dentes macia em água morna e limpe tanto o interior como o exterior da banda. Enxagúe-o com água limpa e deixe secar ao ar livre. Se usar o relógio em água salgada, enxagúe-o o mais rapidamente possível. Também pode utilizar um protetor de borracha para manter a correia macia e flexível, e para ajudar a evitar fissuras.

Toda a limpeza do mundo não fará diferença se não guardar o relógio corretamente. Muitas belezas vintage foram destruídas pelo bolor, mofo e corrosão porque foram escondidas numa caixa húmida, escura ou armário de armazenamento durante anos antes do seu valor ser realizado. Utilize uma caixa de relógio para armazenamento a longo prazo e evite extremos de calor, frio e humidade. Relógios são instrumentos delicados! Cuide bem do seu relógio agora (e isso inclui obter seguro de relógio!), e será um tesouro para sempre.