Dicas, Tecnologia

Como Recuperar a Cor do Relogio Dourado

O equipamento necessita de aplicar o tom dourado à maioria dos relógios modernos é extremamente caro. A única forma de aplicar um acabamento de tom dourado que seja durável é utilizando um processo chamado “deposição física de vapor” Este processo rebenta efectivamente o material de base com a substância do tom dourado incorporada no metal de base. O que isto significa basicamente que nenhum hobbyista se poderá dar ao luxo de fazer isto na garagem. A chapa com prata real ou ouro real é um processo muito mais simples, acreditem ou não. Tenho-me perguntado muitas vezes qual seria o custo se eu recolhesse todas as minhas caixas de tons de ouro sobressalentes que se desgastaram e as enviasse todas de uma só vez, quanto custaria. Na verdade, fiz uma experiência numa recolha de 20 dólares no eBay de um Seiko com um tom de ouro muito desgastado. Desmontei-o e fui buscá-lo com a roda de choque e o rouge preto. Consegui queimar tudo o que restava do ouro e depois acabei a mala com uma tampa de alumínio escovado e poli os lados e voltei a polir com um alto brilho. Saiu muito bem. Claro que isto só funciona em relógios em que o metal base é alumínio e não em que o metal base é latão!

Como Recuperar a Cor do Relogio Dourado
Como Recuperar a Cor do Relogio Dourado

Como Limpar Relógios com Banho de Ouro

A maioria das jóias finas é bastante frágil, pelo que há sempre o risco de a danificar ao tentar limpá-la ou repará-la. Isto é particularmente verdade com relógios revestidos a ouro, que são feitos de uma base metálica revestida numa camada de metal precioso com alguns microns de espessura. Contudo, a limpeza é necessária; pode ajudar a preservar o relógio para o manter funcional e com bom aspecto durante o máximo de tempo possível. Mantenha o seu relógio dourado seco, limpe-o delicadamente com o mínimo de água, e mantenha um bom stock de bolas de algodão, e terá um belo relógio durante anos.

Limpar com pasta de dentes. Se é suficientemente suave para os seus dentes, a pasta de dentes também é suficientemente suave para o metal. Qualquer pasta de dentes com uma formulação tradicional opaca (não gel) irá funcionar para este truque. Isto é melhor se houver manchas ou manchas notáveis de sujidade no relógio.

  • Colocar uma pasta de dentes sobre uma bola de algodão ou pano de limpeza, ou mesmo directamente sobre as áreas sujas do relógio. Esfregar cuidadosamente a pasta de dentes sobre as manchas, limpando-as suave mas firmemente.
  • Comece com o interior da pulseira. Depois passar para o exterior da pulseira e, finalmente, tendo especial cuidado para não alcançar o interior frágil, a zona dourada do relógio em si.
  • Finalmente, remover a pasta de dentes. Humedecer um pano limpo ou uma bola de algodão e passar por cima do relógio, tendo o cuidado de remover toda a pasta de dentes. Qualquer pasta de dentes deixada no relógio pode causar corrosão, por isso certifique-se de que o relógio está completamente enxaguado limpo.

Adquirir um produto de limpeza para jóias. Se estiver a lutar para usar pasta de dentes, poderá estar na altura de nivelar até um produto de limpeza oficial para jóias. Um bom joalheiro ou relojoeiro pode recomendar um cofre e um potente disponível na sua área. Escolha um produto de limpeza marcado como seguro para placa de ouro, e utilize-o de acordo com as instruções da embalagem. Estas instruções são bastante semelhantes ao método da pasta de dentes, normalmente -buff in, e depois remover com algo macio.

Utilizar amoníaco para casos difíceis. Se a pulseira do seu relógio estiver muito suja em todo o lado e estiver numa pitada, pode mergulhá-la numa solução de amoníaco. Misture uma parte de amoníaco a seis partes de água, e coloque apenas a pulseira do relógio nele durante não mais de sessenta segundos. Após um minuto, retire o relógio, e seque-o imediatamente.

Secar e engraxar o relógio. Usando um pano macio e fino destinado à joalharia, esfregar sobre o relógio, prestando especial atenção às manchas onde o ouro é baço. Depois de o ter secado uma vez, pode esfregar outro pano limpo sobre ele para lhe dar um brilho radiante. Agora ponha o seu belo relógio, e use-o com orgulho!