Tecnologia

Como Recuperar Fotos de Celular com Display Queimado

O burn-in no ecrã não é tão comum nas tecnologias modernas de exibição como no passado, mas poucos ecrãs são imunes à sua capacidade de arruinar um ecrã perfeitamente bom. Se encontrar este problema irritante, aqui ficam algumas dicas e truques que podem ajudar a corrigi-lo.

Como Recuperar Fotos de Celular com Display Queimado
Como Recuperar Fotos de Celular com Display Queimado

O que é Screen Burn-In?

O screen burn-in é uma descoloração ou fantasma de uma imagem anterior num ecrã digital. É causado pelo uso regular de certos pixels mais do que outros, deixando-os a exibir cores ligeiramente diferentes. O resultado final é uma impressão notável e muitas vezes permanente no visor.

O tempo, o brilho do ecrã e outros fatores podem causar queimaduras, mas as circunstâncias são diferentes para cada tecnologia de exibição, uma vez que diferentes ecrãs e seus pixels funcionam de forma diferente ao nível do hardware. Para os painéis LCD, como os utilizados em muitas televisões e monitores de computador, o burn-in pode desenvolver-se porque os pixels eventualmente tornam-se incapazes de voltar ao seu estado não iluminado e manter um perfil colorido.

Quanto à tecnologia OLED e AMOLED, que agora é usada em alguns smartphones e televisores modernos, os pixels emissores de luz nos ecrãs podem diminuir mais rapidamente do que outros se usados com mais regularidade, deixando um fantasma escurecido de uma imagem no seu lugar.

Como corrigir o burn-in do ecrã

Como descrito acima, o queimador do ecrã a um nível técnico é difícil de corrigir. No entanto, a retenção de imagem muito mais comum não é. Aqui está como resolver os seus problemas de retenção de imagem em qualquer dispositivo que tenha.

CORRIGIR O BURN-IN NO DISPOSITIVO ANDROID OU IOS

  1. Desligue o dispositivo. A retenção de imagens num smartphone ou tablet pode por vezes ser curada apenas desligando o dispositivo durante uma hora ou mais.
  2. Tente um reparador de queimados. Existem várias aplicações de dispositivos de burn-in na Google Play Store e Apple App Store. Alguns, como as ferramentas OLED, tentarão corrigir a retenção de imagem e verificar se há uma queima mais permanente.
  3. Tente um vídeo colorido. Tente reproduzir vídeos de ritmo acelerado com muitas alterações de cor no seu dispositivo durante algum tempo.
  4. Substitua o ecrã. Se nenhuma das coisas acima funciona, a sua melhor aposta é substituir o ecrã por si mesmo ou falar com a sua transportadora móvel sobre um dispositivo de substituição. Fabricantes como a Apple alargaram as garantias em certos dispositivos propensos à retenção de imagens e ao burn-in, pelo que se o seu dispositivo for bastante novo, ainda deverá estar coberto pela garantia.