Tecnologia

Como Saber DPI do Mouse

O DPI de um rato determina a sua sensibilidade. DPI significa pontos por polegada, de modo que um rato com um DPI superior move o cursor no ecrã mais longe do que um rato DPI inferior quando ambos são movidos à mesma distância.

Isto é um problema se fores um jogador, embora este artigo não entre no debate sobre se uma definição de DPI inferior ou superior é a melhor. Os jogos permitem-te frequentemente usar um DPI superior com uma sensibilidade mais baixa para que movas o rato à mesma distância: isto é útil se estiveres a mudar de rato ou a jogar um jogo diferente e não quiseres ter de reaprender essa memória muscular para fazer 360°, por exemplo. Existem até calculadoras online que podem traduzir as suas definições de um jogo para outro.

Muitos ratos de jogo têm botões que te permitem ligar dPI durante a mosca enquanto estás a jogar, mas e se não souberes o DPI do teu rato? Ou não sabe que as definições do DPI alternam entre?

Como Saber DPI do Mouse
Como Saber DPI do Mouse

Pode ser complicado descobrir com alguns ratos, mas aqui estão algumas maneiras de determinar o DPI do seu rato.

1. Verifique as especificações do fabricante

A coisa mais óbvia que pode fazer é pesquisar online a sua marca e modelo. A menos que seja um rato sem marca, há uma hipótese de encontrar uma folha de especificações que lista a figura do DPI.

Normalmente, este será o DPI mais alto em oferta do que a gama que o rato suporta, mas alguns fabricantes, incluindo a Logitech, especificam a gama.

2. Instalar os controladores

Mais uma vez, a menos que tenha um rato sem marca que dependa exclusivamente do controlador do rato de stock do Windows, deverá ser capaz de descarregar o software apropriado a partir do site do fabricante.

Isto normalmente dá-lhe muitas mais opções do que as do Windows incorporadas, incluindo a capacidade de alterar o que todos os botões fazem e – relevante aqui – escolher a definição DPI.

Quando instala os controladores para o seu rato, normalmente também obtém uma aplicação autónoma que pode correr para chegar a todas as definições e opções.

A definição de DPI estará num local diferente na aplicação de cada fabricante, pelo que poderá ter de pesquisar para a encontrar.

Por exemplo, no Software gaming da Logitech tem de clicar no ícone com um ponteiro e uma engrenagem. Com um rato G402, é possível configurar cinco níveis diferentes de DPI, mas o rato em si tem apenas três LEDs para indicar qual o nível selecionado.

Também pode personalizar as definições reais de DPI para cada nível – uma característica comum em ratos de jogo.

Aceleração do rato

Note que é importante para os jogadores desmarcar a aceleração, porque caso contrário a distância que move o rato não corresponderá necessariamente aos movimentos no ecrã: aceleração significa que quanto mais rápido mover o rato, mais o ponteiro (ou o seu personagem) se move.

Alguns softwares de rato têm a opção, mas vai encontrá-lo no Painel de Controlo do Windows 10 (não na aplicação Definições). Vá a Hardware & Sound > Devices & Printers > Mouse. Em seguida, clique no separador opções de ponteiro e desmarque a precisão do ponteiro.

3. Utilize uma calculadora de DPI online

Se ainda não conseguir encontrar o DPI do seu rato, utilize esta ferramenta DPI online para aproximar o valor.

Para usá-lo, primeiro precisa de desacomprar a “Melhorar a precisão do ponteiro” como descrito acima, uma vez que esta aceleração tornará a medição sem sentido.

Se tiver o software do controlador do rato instalado, certifique-se de que a aceleração do ponteiro também está desativada.

Agora dirija-se à página do Analisador DPI do Rato Real se ainda não o fez e verifique novamente os outros requisitos e limitações.

Meça a distância aproximada que necessita para mover o rato para fazer com que o ponteiro vá do lado esquerdo do ecrã para o lado direito. Utilize uma régua, pois deve introduzir a distância na caixa ‘Distância alvo’ no site.

Como não conhece o DPI do rato, não pode colocar um valor na caixa de DPI configurada.

Agora clique na mira vermelha na parte inferior da página e arraste-a para a direita, movendo o rato a distância especificada na distância target. Não tens de ser rápido: a ideia é ser preciso.

Certifique-se de que o seu ponteiro não atinge a borda do monitor: não importa se passa pela borda da janela do seu navegador, mas mover o rato depois de o cursor ter atingido a borda do visor tornará o resultado incorreto.

Quando soltar o botão, aparecerá um valor por ‘DPI real’. Isto mostra o valor DPI aproximado que o seu rato está atualmente definido.