Dicas

Como Saber Pelo Nome se a Pessoa Faleceu

Descobrir se alguém morreu pode ser um assunto delicado. Felizmente, em vez de ligar para os parentes ou tentar visitar pessoalmente, pode utilizar uma série de utilitários online para ver se e quando alguém faleceu.

Como Saber Pelo Nome se a Pessoa Faleceu
Como Saber Pelo Nome se a Pessoa Faleceu

Descobrir se alguém faleceu é relativamente fácil porque normalmente há anúncios públicos publicados em obituários e sites. No entanto, o que provavelmente não vai encontrar para a maioria das pessoas é como a pessoa morreu – essa informação geralmente é geralmente apenas circulada por boca a boca.

Como descobrir se alguém morreu

    1. Leia os obituários online. Um relatório sobre a morte é o primeiro lugar onde se deve procurar para ver se alguém faleceu. Existem sites para obituários recentes e históricos.Um descobridor de obituários online só pode ser útil para cidades maiores. Uma pequena cidade pode não publicar o obituário on-line, nesse caso você deve verificar o jornal local ou o site para a funerária.
    2. As redes sociais devem ser a vossa próxima escolha. Se encontrar uma conta nas redes sociais para a pessoa falecida, provavelmente encontrará os seus amigos e familiares a publicar sentimentos e memórias. Saiba como encontrar pessoas no Facebook para alguns exemplos.
    3. Visite o site da igreja local. Se por acaso conhece a igreja onde o funeral foi realizado ou se a pessoa faleceu, o site da igreja pode ter colocado um borrão ou até mesmo um obituário inteiro sobre a pessoa.

      Se não tem certeza sobre a igreja específica, tente procurar links do site para igrejas na área onde você sabe que a pessoa é ou de onde morreu.

    4. Consulte os sites de notícias locais. É comum que as mortes sejam noticiadas nas notícias, mas só se pode ter sorte se for uma morte “fora do comum”, que pode incluir tudo, desde um acidente de carro até ao homicídio ou a morte de alguém muito jovem.

      Este método para ver se alguém morreu pode ajudar quando associado com as outras técnicas nesta página. As estações de notícias geralmente não são autorizadas a publicar o nome do falecido, mas uma localização e data/hora geral são muitas vezes dadas.

    5. Localize o túmulo da pessoa para confirmar se faleceu. Esta não deve ser a sua primeira escolha porque um túmulo não é tipicamente atualizado assim que um obituário é publicado, mas eles ainda são úteis e especialmente úteis para mortes que você suspeita ter acontecido há muito tempo.

    6. Veja se estão num site de genealogia. Poderá ver a data de morte deles se estiverem incluídas numa árvore genealógica que foi atualizada desde que morreram.

    7. Usa um motor de busca para ver se ele ou ela morreu. Este método é o menos útil, uma vez que estes sites não costumam focar-se na morte, mas podem mostrar a data de morte da pessoa juntamente com informações que normalmente mantêm, como a data de nascimento, número de telefone, morada, etc.

Pode descobrir como alguém morreu?

Determinar a causa da morte de alguém pode ser complicado. Além de perguntar a um amigo ou parente próximo, a sua única opção real é procurar no registo de morte os detalhes.

Se os métodos acima referidos para descobrir se alguém morreu não foram úteis para ver como morreram, você pode tentar algo um pouco diferente. Por exemplo, se estiver a fazer uma pesquisa na web como no Passo 4 acima, tente adicionar “causa de morte” à pesquisa.

As respostas podem ser difíceis de localizar

Normalmente, no entanto, a história de como alguém morreu só é publicada online ou em algum lugar com acesso público se for digna de notícias. Por exemplo, esta informação pode surgir se a pessoa fosse uma celebridade, faleceu tragicamente, ou esteve envolvida numa perseguição policial.

Caso contrário, para pessoas do dia-a-dia que falecem, como um colega, velho amigo, membro da família, vizinho, etc., a causa da morte não é normalmente informação pública.