Os números PIS e Pasep são usados pelo funcionário para determinar se ele é elegível para certos benefícios, tais como bônus de salário e retirada de cotas do fundo PIS/PASEP.
A diferença entre os dois é que um está associado com um trabalhador de iniciativa privada (PIS) e outro com um funcionário do setor público (PASEP).
O número de PIS/PASEP também pode ser referido como NIS (
Os números podem ser encontrados em alguns documentos:
- Workbook
- Trecho do FGTS (fundo de garantia da
- Filial banco do Brasil com RG e CPF (somente para a PASEP)
- Cartão do cidadão (somente PIS)
- Agência caixa, com documento oficial com foto 1
9659011] uma outra maneira de começ os números é através do Web site de CNIS (registo nacional da informação social). - Clique “registo ” no canto superior esquerdo,
- Clique “registo ” no canto superior esquerdo,
- Preencha os campos com suas informações pessoais;
- Depois se você clicou em Next, uma faixa vermelha aparecerá com seu NIT, que é o seu número de PIS ou PASEP.
O que é PIS/PASEP
O PIS (programa de integração social) e o PASEP (programa de educação patrimonial para funcionários públicos) são programas que as empresas e outros países podem usar para que as instituições públicas contribuam para um fundo vinculado a eles pelo seu pessoal, o fundo PIS/PASEP.
O dinheiro deste fundo está indo atualmente ao FAT (fundo de assistência aos trabalhadores), que paga benefícios como salários e benefícios de desemprego.
Mas entre 1971 e 1988, os depósitos de empresas e corporações públicas foram feitos para todos e cada funcionário. Cada trabalhador possuiu então uma parte (quota) no fundo.
Por esta razão, houve apenas ações do fundo que trabalharam entre 1971 e 1988 com uma carteira assinada em uma empresa privada ou serviço público.
Houve uma série de condições, que incluem a retirada dessas cotas do PIS/Pasep, como idade ou aposentadoria. Recentemente, o governo decidiu temporariamente liberar o saco para todos.