Quanto Tempo Vive Uma Bananeira?

Quanto Tempo Vive Uma Bananeira?

Dependendo de como você vê, uma banana (​ Musa​ spp.) tem uma vida curta ou muito longa. As “árvores” de bananeira são na verdade ervas perenes – as maiores do mundo. Por não serem árvores e pela forma como se reproduzem, a longevidade de uma única bananeira é curta. Mas as bananas são propagadas através de filhotes , ou plantas de banana bebê, que emergem dos rizomas subterrâneos da banana. Então você pode dizer que a vida real de uma banana pode ser décadas, desde que ela cresça em condições favoráveis ​​e possa continuar a produzir filhotes, que se tornam os caules suculentos nos quais a fruta aparece.

Quanto Tempo Vive Uma Bananeira?
Quanto Tempo Vive Uma Bananeira?

DICA

Desde seu primeiro surgimento de um rizoma subterrâneo até a colheita de frutas quando a planta é cortada, o ciclo de vida de uma banana dura apenas cerca de 15 meses a 2 anos. No entanto, como várias bananeiras continuam a emergir do mesmo rizoma, você também pode dizer que uma bananeira pode viver por décadas, se não mais.

A vida de uma bananeira

As bananas crescem a partir de rizomas subterrâneos – aglomerados horizontais e suculentos sob o solo com vários nós que emergem para se tornarem novos caules de banana, chamados de “pseudocaules”. Eles são frequentemente incorretamente referidos como árvores ou mesmo palmeiras. Quando uma banana bebê, ou filhote, surge, é um clone da planta mãe e cresce rapidamente para se parecer com sua mãe, com “charutos” longos e enrolados que se desdobram em folhas grandes e largas – às vezes até 9 pés, dependendo na variedade.

Pode levar de 12 a 18 meses para esta nova planta produzir flores, depois mais três ou quatro meses para a fruta amadurecer, dependendo do clima. Se a planta estiver crescendo em um clima mais frio e a fruta for forçada a hibernar, a flor ou a fruta podem morrer ou pelo menos atrasar o desenvolvimento.

Após a colheita, a bananeira é cortada. Então você poderia dizer que, desde sua primeira aparição de um rizoma subterrâneo até a colheita, o ciclo de vida de uma banana dura apenas cerca de 15 meses a 2 anos. Alternativamente, se você considerar a banana como um estande, como é considerado em plantios comerciais, todo o estande pode viver 25 anos ou mais.

Bananas no seu quintal

Talvez você esteja sonhando com um paraíso tropical em seu próprio quintal e espere que as folhas de bananeira evocativas desempenhem um papel de protagonista. Se sim, e se você mora nas zonas de resistência das plantas do Departamento de Agricultura dos EUA de 8 a 11, você faz parte do caminho até lá. Mas um jardineiro caseiro pode achar que cultivar bananas para frutas , e não como plantas ornamentais, cria um desafio. As condições de cultivo devem ser ideais e proporcionar condições específicas: muito calor, sol pleno, solo enriquecido e muita água. E essas condições ideais devem persistir ao longo dos muitos meses necessários para desenvolver a flor e depois o fruto.

Cultivar bananas para uso ornamental , no entanto, é muito mais fácil. Certifique-se de considerar o tamanho esperado ao plantá-los, no entanto, porque eles podem crescer bastante. Como mencionado, plante-as em solo rico e bem drenado em um local ensolarado, onde serão protegidas de ventos secos ou frios e fertilize-as regularmente com um fertilizante equilibrado.

Os filhotes que emergem da base da planta podem criar um suporte de banana que “se move” ao longo do tempo, à medida que você corta caules velhos e permite que novos caules ocupem seu lugar. Se você achar que sua banana migrou para fora do local desejado, desenterre alguns dos filhotes mais saudáveis ​​e jovens e, em seguida, remova todo o suporte e substitua-o pelas plantas mais jovens.