Receita

Como Fazer Batata Frita Crocante

aqui estão alguns segredos para fazer batatas fritas perfeitamente crocantes em casa. O objetivo é garantir que o centro das batatas fritas esteja totalmente cozido antes que as partes externas fiquem muito marrons. A maneira de conseguir isso é cozinhar as batatas fritas duas vezes usando um determinado tipo de batata e óleo.

Como Fazer Batata Frita Crocante
Como Fazer Batata Frita Crocante

Fritar suas batatas fritas duas vezes pode parecer muito trabalho. No entanto, se você quer eles leves e crocantes, isso é o que você tem que fazer. Caso contrário, eles serão crocantes, mas mal cozidos no meio ou simplesmente gordurosos e mancos.

As Melhores Batatas

Batatas de amido alto como batatas Idaho (também chamadas de batatas Russet) são as melhores para batatas fritas. Esta variedade é mais densa e eles têm a menor quantidade de umidade neles.

Evite batatas ceradas, uma categoria que inclui qualquer uma com pele vermelha, batatas novas e batatas de alevinos. Estes contêm tanta água que eles vão realmente oco para fora quando você fritá-los porque a água vai evaporar.

Prepare as batatas

Antes de começar a preparar as batatas, encha uma tigela grande com água fria e adicione uma colher de sopa de suco de limão. Assim que cortar as batatas fritas, vai transferi-las para esta tigela. As batatas cortadas começarão a descolorir se forem expostas ao oxigênio por muito tempo — mesmo que estejam na água. (Há oxigênio na água, afinal.) Mas um pouco de ácido na água ajuda a manter as batatas boas e brancas.

  • Descasque as batatas e remova os olhos.
  • Corte a batata com a faca e corte-a em lajes de 1/4 polegadas. Corte cada laje em tiras de 1/4 polegadas. As batatas fritas devem ter cerca de 3 polegadas de comprimento. Transfira-os para a água fria enquanto você vai.
  • Quando as batatas fritas forem cortadas, enxágue-as sob água fria na tigela até que a água fique clara. A ideia é enxaguar qualquer excesso de amido.
  • Adicione outra colher de sopa de suco de limão e, em seguida, algumas xícaras de gelo — o suficiente para esfriar bem a água. Transfira para a geladeira para esfriar por cerca de 30 minutos. Esta etapa evita que o exterior das batatas fritas fique muito marrom antes que o interior cozinhe todo o caminho.

O Melhor Petróleo

Óleo de amendoim refinado é o melhor óleo para usar para fazer batatas fritas. Você também pode usar óleo de canola ou açafrão. Além disso, as batatas fritas do restaurante são tão crocantes porque, entre outras coisas, usam óleo velho continuamente.

À medida que o óleo se aquece, ele se quebra — óleos de cozinha com um ponto de fumaça alto quebrarão mais lentamente — e isso cria batatas fritas mais crocantes. A regra geral é que você pode reutilizar óleo de fritura três ou quatro vezes, ou por um total de seis horas de cozimento. Ele precisa ser devidamente filtrado e armazenado em um recipiente hermético, de preferência na geladeira ou em um lugar frio, escuro e seco. No entanto, pode degradar-se mais rápido do que isso. Antes de mover o recipiente de armazenamento, procure qualquer separação no óleo e, em seguida, dê-lhe um teste de cheiro; se cheirar mal ou árida, não use.

O Método De Fritar Dupla

Quando se trata do cozimento real, você quer fritar as batatas fritas duas vezes. A primeira rodada está em uma temperatura mais baixa para cozinhar o interior da batata e a segunda vez você vai usar uma temperatura mais alta para fazer as batatas douradas e crocantes.

Você pode usar uma fritadeira caseira ou apenas aquecer o óleo em um forno holandês. Use um termômetro de doces ou frituras para monitorar a temperatura do óleo; termômetros que prendem na borda da panela garantem que ele não deslize ao redor.

  • Escorra as batatas fritas do banho de água gelada e bata-as secas com uma toalha de cozinha limpa. Adicionar batatas molhadas ao óleo quente pode fazer com que ele respinge. Você também vai querer montar um par de panelas forradas com papel grosso (por exemplo, sacos de papel marrom) nas proximidades.
  • Aqueça o óleo em fogo médio-baixo a 325 F. Cozinhe as batatas no óleo por 6 a 8 minutos, ou até que estejam macias e ligeiramente douradas.
  • Retire as batatas fritas do óleo usando um skimmer de malha de arame (às vezes chamado de colher de aranha) e transfira-as para as panelas forradas de papel para drenar. Você pode refrigerá-los novamente até que você esteja pronto para usá-los, ou pelo menos deixá-los ficar em temperatura ambiente por 15 minutos. Lembre-se de desligar o fogo sob o óleo durante este tempo.
  • Agora aqueça o óleo a 375 F. Volte as batatas fritas para o óleo e cozinhe por mais 2 a 3 minutos ou até que as batatas fritas fiquem douradas e crocantes.
  • Escorra no papel limpo, depois sal generosamente e sirva imediatamente.