Como Fazer Um Mapa Conceitual

Posted on

Como Fazer Um Mapa Conceitual – Você já encontrou-se acordado à noite, preocupando-se sobre como fazer um mapa de conceito? Oh bom, nem nós. Mapas de conceito são realmente muito simples. Tudo que você tem que fazer é…

Exatamente. E com LucidChart, é fácil fazer um. Em mapas conceituais, os conceitos são mais frequentemente descritos como círculos ou caixas Unidas por linhas ou setas que contenham palavras de vinculação para mostrar como as idéias estão conectadas. É bastante auto-explicativo e pode parecer um pouco banal, mas os profissionais em escolas, empresas e hospitais freqüentemente usam LucidChart para construir mapas conceituais para o pensamento crítico e resolver problemas complexos.

Como Fazer Um Mapa Conceitual

Pronto para construir seu próprio mapa do conceito? Tente usar este modelo para um mapa de conceito para começar!

Este guia orientá-lo-á através das etapas de construir seu próprio mapa do conceito em LucidChart assim que você pode ser preparado para seu exame grande seguinte, reunião de negócio, ou nomeação do paciente.

 

Como Fazer Um Mapa Conceitual

1. Selecione um meio de desenho

Escolha um meio para desenhar o seu mapa de conceito. Alguns povos preferem a pena e o papel ou uma lona do whiteboard, quando outro usarem o software em linha projetado especificamente para a tarefa. Uma vantagem do último método é que suas informações são salvas em um formato digital, por isso é fácil de compartilhar e editar. Você pode escolher entre o software baixado que é executado em um único computador ou ferramentas baseadas em nuvem que estão disponíveis em qualquer dispositivo habilitado para Internet.

Para a finalidade deste guia, nós prosigueremos como se você está usando LucidChart. Você pode começar com modelos de mapa do conceito de LucidChart. Quando o mapa do seu conceito estiver completo, tente exportá-lo como um arquivo de imagem ou compartilhá-lo online.

 

2. Criar um conceito principal

Comece com um domínio de conhecimento que você está muito familiarizado. Determine uma idéia central que se conecte a todas as outras idéias em seu mapa. Se você não tiver certeza por onde começar, tente identificar uma porção de texto, uma atividade de sala de aula ou um problema difícil que precisa ser resolvido. Pode ser útil criar uma única pergunta, às vezes chamada de questão de foco, que especifica claramente o problema ou problemas que o mapa do conceito ajudará a resolver. É importante construir um mapa de conceito que consistentemente leva de volta a essa pergunta e sua resposta.

3. Identificar conceitos-chave

Agora que você selecionou um conceito principal, o próximo passo é registrar os conceitos associados. Pense sobre as idéias relacionadas e listá-los na página. Esta lista também é conhecida como um lote de estacionamento e geralmente consiste em cerca de 15-25 conceitos-chave. Descreva cada conceito o mais brevemente possível; normalmente uma ou duas palavras por idéia será suficiente. Manter suas descrições concisa impedirá seu mapa de tornar-se inchado e texto-pesado.

Em LucidChart, a maneira mais simples de gravar essas idéias é com formas padrão de fluxograma. Escolha uma forma que você goste — a maioria das pessoas usa caixas ou círculos — e, em seguida, arraste-a para a tela. Clique duas vezes na forma para adicionar texto.

4. Organize formas e linhas

Ordene cada um de seus conceitos em um formato hierárquico, com as idéias mais gerais no topo da lista e as mais específicas na parte inferior. Você pode arrastar as formas em uma lista real ou simplesmente organizá-las na ordem aproximada em que elas aparecerão depois que o diagrama for concluído.

Seu mapa do conceito tomará a forma enquanto você conecta formas com linhas e indica o local correto para cada idéia. Lembre-se que os mapas de conceito geralmente têm texto, ou a vinculação de palavras, escritas em cada linha. A vinculação de palavras é útil para definir claramente a relação entre um conceito geral e os mais específicos. O texto pode incluir um verbo específico como “fornece” ou “engloba”. Para inserir palavras em uma linha em LucidChart, basta clicar duas vezes na linha e começar a digitar.

Depois de criar este mapa de conceito preliminar contendo os links básicos, adicione links cruzados para ilustrar as relações entre diferentes domínios.

5. Fine-Tune o mapa

Como você adicionar links para cada conceito, certifique-se de examinar cuidadosamente as relações que você está ilustrando. Pergunte a si mesmo perguntas como:

Cada elemento cabe bem em seu lugar respectivo?
Existe uma melhor posição para esta ideia ou grupo de ideias?
Posso usar uma palavra de ligação mais precisa para representar esta relação?
Questões rigorosas como estas irão ajudá-lo a melhorar o desempenho cognitivo e desafiar o seu conhecimento sobre qualquer assunto determinado.

Lembre-se este é um mapa preliminar que provavelmente vai precisar de revisão. Pequenos ajustes em links e posições são particularmente fáceis de fazer ao usar um programa de software online. LucidChart torna simples para reorganizar formas na página, adicionar notas suplementares e comentários, e até mesmo aplicar estilo atraente para o seu diagrama.