Beleza

Como Tirar Cheiro de Cebola do Cabelo

Sabia que o sumo de cebola pode ser um remédio útil e totalmente natural para desbastar o cabelo? Infelizmente, a troca é que se tem de passar pela vida a cheirar mal, bem, como se se tivesse acabado de banhar em sumo de cebola.

Como Tirar Cheiro de Cebola do Cabelo
Como Tirar Cheiro de Cebola do Cabelo

Para além dos tratamentos capilares caseiros, qualquer pessoa que já tenha cozinhado antes sabe, por vezes os aromas dos seus ingredientes permanecem no seu cabelo e roupa – e não de uma forma deliciosa. Especialmente se tiver tocado no seu cabelo depois de manusear cebolas; esse cheiro pode persistir mesmo para além da sobremesa.

O que o traz aqui hoje, está pronto para perder esse cheiro a cebola? Continue a ler para encontrar métodos que funcionem, e o que os torna úteis.

Lave o seu cabelo com Champô Citrus

Porque é que isto funciona: (Só tente isto se não tiver uma alergia a citrinos). Isto pode parecer óbvio: se o seu cabelo cheirar mal, lave-o. Certifique-se de usar um champô com óleos cítricos, como limão, laranja, ou toranja para obter o máximo de resultados. A ciência por detrás deste método reside no ácido cítrico contido nos óleos. Os citrinos contêm baixa acidez, o que é suficiente para quebrar as moléculas que causam maus odores mas não é suficientemente forte para queimar a pele ou arruinar o cabelo. É por isso que tantos sabonetes orgânicos contêm sucos ou óleos cítricos: porque são excelentes para quebrar os odores.

Vale a pena ler o rótulo dos ingredientes nos frascos de champô antes de investir em champô cítrico para garantir que este contém efectivamente óleos ou sumos cítricos. A última coisa de que precisa se estiver a tentar eliminar os odores a cebola do seu cabelo é comprar um novo frasco de champô que utilize químicos artificiais para criar um cheiro a citrinos. E quem sabe, talvez encontre um novo champô que adore para uso diário – cheiro a cebola ou não!

Sumo de limão e lavagem com água

Porque é que isto funciona: Mais uma vez, certifique-se de que não tem uma alergia aos citrinos antes de utilizar este método. Vá em frente e passe aos dois métodos seguintes se já sabe que tem uma alergia a citrinos ou se não tem a certeza e não tem forma de se testar em segurança.

Para a maioria das pessoas, no entanto, a pequena quantidade de ácido nos limões é perfeitamente segura para usar no couro cabeludo quando misturado com água. Assegure-se de proteger os seus olhos se utilizar este método.

Pela mesma razão mencionada acima, os limões e outros citrinos contêm uma pequena quantidade de ácido. Uma vez que os maus odores são geralmente alcalinos – que é o oposto de ácidos – as moléculas nos citrinos criam uma reacção química com as moléculas de odor alcalino. Em termos básicos, isto significa que o sumo de limão rompe o cheiro do cheiro a cebola no seu cabelo. Não se está apenas a tapar o cheiro; está-se a apagá-lo da existência.

Este é um método mais concentrado e directo do que utilizar champô cítrico para lavar o seu cabelo. Também funciona bem se não tiver tempo, energia ou fundos para se apressar e comprar um frasco de champô totalmente novo. Use-o como pré-lavagem para neutralizar os odores a cebola antes de lavar o seu cabelo com champô não citrino.

Óleo de Árvore de Chá e Hamamélis

Porque é que isto funciona: O óleo de árvore de chá é praticamente a panaceia da Mãe Natureza: combate germes e bactérias. Na forma de óleo essencial, este pode ser utilizado para limpar até as manchas mais teimosas, bem como para eliminar odores.

Quando o fedor da cebola se agarra ao seu cabelo, não pode simplesmente cobri-lo. A hamamélis é uma adstringente. Isso significa que fecha os poros – incluindo os do seu cabelo. Para odores, a hamamélis actua como um neutralizador. Não se limita a encobrir maus cheiros, elimina-os. É uma boa notícia para se livrar de odores fortes como a cebola.

Mas o óleo de árvore de chá e a hamamélis precisam de trabalhar em equipa. Deitar simplesmente óleo de árvore de chá no seu cabelo não fará muito, mas fará o seu cabelo cheirar a cebola e óleo de árvore de chá. Os óleos essenciais precisam de um parceiro para os ajudar a penetrar os maus cheiros, e é por isso que também precisa de hamamélis.

Se nunca ouviu falar ou usou hamamélis antes, é fácil de encontrar na maioria das lojas regulares de medicamentos no corredor dos primeiros socorros. O óleo essencial de árvore de chá pode ser encomendado online ou comprado em quase todas as lojas que transportam material orgânico de saúde e beleza. Como os óleos essenciais são tão concentrados, lembre-se que um pouco vai longe; para usar no seu cabelo, misture 1 parte de hamamélis com 3 partes de água normal, e adicione apenas algumas gotas de óleo essencial de árvore de chá.

Vinagre de Cidra de Maçã Enxaguar

Porque é que isto funciona: O vinagre de sidra de maçã, é um desodorizante natural e agente anti-bacteriano. Não há falta de websites por aí a saudar os benefícios do Vinagre de Cidra de Maçã para tudo, desde tratar um resfriado até matar ervas daninhas no seu jardim.

Embora seja vinagre, com todos os cheiros funky que vêm com qualquer outro vinagre, o Vinagre de Cidra de Maçã ajudará a livrar o seu cabelo dos cheiros a cebola. Isto pode parecer como trocar um odor por outro, e de certa forma é: mas o cheiro a vinagre de cidra de maçã é mais fácil de eliminar do que o cheiro a cebola. Uma lavagem bem misturada de Vinagre de Cidra de Maçã deve enxaguar limpos do seu cabelo quando terminar, levando o cheiro a vinagre com ele. Sente-se ousado? Adicione óleos essenciais dos seus aromas preferidos, ou algumas ervas frescas ou flores ao seu enxaguamento.

Como bónus, um enxaguamento diluído de Vinagre de Cidra de Maçã pode ajudar a limpar o seu couro cabeludo e restaurar o equilíbrio natural do pH, inibir o crescimento bacteriano, e até mesmo esfoliar. Para diluir, misture 1 parte de Vinagre de Sidra de Maçã a 3 partes de água. O seu enxaguamento está pronto em segundos.